quinta-feira, 25 de junho de 2015

Programa Nascentes - Mata Protegida, Água Fonte


O “Programa Nascentes”, anteriormente conhecido como “Programa Mata Ciliar”, é uma ação de governo do Estado de São Paulo.

 .        Os objetivos básicos do “Programa de Incentivos à Recuperação de Matas Ciliares e à Recomposição de Vegetação nas Bacias Formadoras de Mananciais de Água” (Decreto nº 60.521/14) são ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, por meio da otimização e direcionamento de investimentos públicos e privados para, entre outros, proteger e recuperar matas ciliares, nascentes e olhos d´água; proteger áreas de recarga de aquífero; ampliar a cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; e estimular o plantio de árvores nativas, além da melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água.

       Com o objetivo de implementar a Educação Ambiental Crítica, convidamos as nossas escolas a aderirem à Campanha "Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes" e dessa forma desenvolver ações voltadas à temática do Programa Nascentes junto aos alunos em sala de aula. Ao final do programa as escolas receberão um certificado de participação. 

Acesse aqui a ficha de adesão ao programa - as escolas que aderirem devem enviar a ficha preenchida até o dia 07 de Agosto de 2015 para o e-mail: delt3npe@educacao.sp.gov.br.

Acesse aqui a cartilha do Programa Nascentes e obtenha mais informações. 

     O Currículo Oficial do Estado de São Paulo, entre outros preceitos, visa à construção de uma educação à altura dos desafios contemporâneos e é preciso considerar que, entre os grandes desafios do Estado, está o de garantir a proteção e a recuperação de suas nascentes e o abastecimento de água à sua população. Os conteúdos conceituais relacionados à água e, especificamente, às nascentes, à mata ciliar, à biodiversidade, aos recursos hídricos, entre outros, estão contemplados no Currículo e podem ser trabalhados em todas as disciplinas.

       O desenvolvimento de práticas educativas que promovam o diálogo, a participação democrática, o protagonismo, em processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores, atitudes, hábitos, conhecimentos, habilidades e competências voltados para a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, é crucial para a formação dos alunos e alunas, também no sentido de despertar a condição de cidadania ativa.

Mais informações com as PCNP Kátia e Paula - Núcleo Pedagógico - DE Leste 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Saúde e Prevenção nas escolas

Orientações para o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos em 2017 No dia 25 de abril, foi realizado no Ambiente da Rede do Saber da...